ADERES- AGÊNCIA DE DESENVOLVIMENTO EM REDE SUSTENTÁVEL
Translate to English Translate to Spanish Translate to French Translate to German Translate to Italian Translate to Russian Translate to Chinese Translate to Japanese
VOTE AQUI:
O 3º SETOR É SOLUÇÃO PARA O SOCIAL NO BRASIL?
SIM:
+ou -
NÃO:
Ver Resultados

  • Currently 2.77/5

Rating: 2.8/5 (921 votos)




ONLINE
1




Partilhe esta Página




Saneamento Ecológico:

 

No Brasil, a ausência de sistemas de saneamento é uma das principais causas de doenças e poluição ambiental.

A ausência ou a deficiência de abastecimento de água potável e de coleta de esgotos sanitários são causas significativas das altas taxas de doenças intestinais e de outros tipos. Em 1998, o Ministério das Cidades divulgou que 65% das internações hospitalares de crianças abaixo de 10 anos resultam da inadequação dos serviços e ações de saneamento, principalmente por diarréia. No Brasil cerca de 95% da população tem acesso a redes de abastecimento de água, porém apenas 50% do esgoto produzido são coletados e desses apenas 32 % são tratados (BRASIL, MINISTÉRIO DAS CIDADES, 2005).

Saneamento Ecológico, são meios naturais de tratar as “águas servidas” e possibilitar o retorno ao meio ambiente ou para reuso em atividades como adubação e irrigação.

As águas servidas são divididas em:

-Águas cinzas são aquelas originadas em tanques, pias e chuveiros, apresentando contaminantes químicos, sólidos em suspensão, óleos e graxas.

-Águas negras são as geradas nos vasos sanitários, com contaminação fecal.

Outra boa opção para “reciclar” as fezes é o Banheiro Seco.

Quando adequadamente tratada a Água Cinza pode ser fonte de recursos muito úteis.

O fósforo o potássio e o nitrogênio são elementos de poluição de lagos, rios e lençol freático quando a água cinza é lançada “in natura”, diretamente.

Com o sistema de Biorremediação da água cinza o excesso de minerais, bem como os patógenos são removidos, tornando a água segura para reutilização na irrigação do solo.

Nosso ebook visa mostrar as técnicas de saneamento ecológico como instrumento didático e prático para a conservação e melhoria da qualidade das águas. A partir da necessidade de tratar o esgoto e economia de água, iremos abordar um conjunto de técnicas que podem contribuir para o embasamento da prática de ecosaneamento.

O ebook tem como objetivo mostrar aos alunos a problemática do saneamento ambiental no planeta e na sociedade em geral bem como nas comunidades rurais.

Abordaremos alguns conceitos e algumas soluções simples e práticas de serem implementadas por qualquer pessoa.
Dessa maneira, esperamos que com essa informações todos possam implementar com segurança alguma técnica de saneamento ecológico que possa ser útil na solução dos desafios do saneamento em nossa residência e que ao mesmo tempo possamos ser mais um contribuindo com a limpeza da água e da terra.

Clique aqui para baixar o Ebook

ecosan_imagem_twitter

Clique aqui para baixar o Ebook